
Roteiro Excursão Histórica - São Cristóvão a Aracaju: Sergipe, um estado em duas capitais.
09/12/2011 - Sexta - Feira
19h00min - Partida - Salvador - Frente Shopping Iguatemi
22h00min - São Cristóvão - Cultural
*10/12/2011 - Sábado
08h00min Conferência de Abertura Prof. Thiago Fragata – Breve histórico da cidade de São Cristóvão
Thiago Fragata é historiador e poeta, Professor Especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenou a Comissão Pré-candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, é Diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS).
09h00min Conhecendo São Cristóvão - Tour Histórico
Museu Histórico de Sergipe
Instalado no antigo Palácio Provincial, considerado um dos melhores do país, século XIX; edificação de data desconhecida. Possui elementos de decoração neoclássica, com frontão curvo e símbolo do Império ao centro. É um museu eminentemente eclético, sendo que a maioria das peças está ligada a fase do Brasil Império, tendo grande valor para a historiografia sergipana.
Museu de Arte Sacra
Foi criado em 14 de abril de 1974, com a função de preservar o Patrimônio Sacro de Sergipe. Possui acervo de mais de 500 peças, entre o século XVII ao século XX. Está entre os três museus mais importantes do Brasil, em gênero e número de peças de Arte Sacra. No interior encontra-se uma capela do século XVIII.
12h00min - Almoço
14h00min - Conhecendo São Cristóvão - Tour Histórico
Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo
Em estilo barroco, sua construção deu-se no início do século XVII. As obras foram concluídas, provavelmente, em 1766. Acredita-se que sua primitiva capela tenha sido edificada em 1699. Em virtude da devoção ao Senhor dos Passos, essa igreja passou a ser conhecida como Igreja Senhor dos Passos. Reza a lenda, a imagem do Senhor dos Passos foi encontrada nas águas do rio Paramopana, dentro de um caixote de madeira, pelos pescadores da região. Nada se sabe da sua procedência, no entanto consta que trazia como destinatário a cidade de São Cristóvão de Sergipe Del Rey. A imagem foi colocada na Igreja da Ordem terceira do Carmo, dando início, a partir daí, a tradicional Festa da Penitência - chamada Festa dos Passos-. O antigo claustro é, hoje, o santuário, no qual estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. Atualmente o prédio pertence à Congregação das Irmãs Beneditinas Contemplativas. Monumento tombado pelo IPHAN.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória
A igreja foi edificada no início do século XVII pelos padres jesuítas, época em que o Brasil estava sob domínio espanhol. Por ordem de Felipe da Espanha, a igreja era a sede do episcopado. Em 1608, o Bispo da Bahia, Dom Constantino Barradas, criou a matriz de Nossa Senhora de Vitória. No decorrer dos anos, a igreja passou por inúmeras modificações. Durante a invasão dos holandeses em Sergipe, entre 1637 e 1645, sofreu danos irreparáveis e sua restauração foi quase uma reconstrução. Entre 1905 e 1932, a igreja passou por nova restauração. É o mais antigo monumento tombado pelo IPHAN em Sergipe.
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Construída pelos jesuítas no século XVIII, a igreja era o centro dos festejos de tradição africana, como a Taieira e a Chegança. Atualmente ainda se realiza a Procissão dos Fogaréus e a Chegança, com participação exclusiva dos homens. Monumento tombado pelo IPHAN.
Igreja do Amparo dos Homens Pardos
Construção do final do século XVIII, atribuída aos holandeses. Era mantida pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo, composta exclusivamente por homens, que foi extinta em 1902, passando em 1907 à administração do vigário de São Cristóvão. Permaneceu quase meio século desativada. Em 1996, a igreja foi totalmente restaurada, voltando a sua função original. Bem histórico tombado pelo IPHAN.
Cristo Redentor
Erguido em 1924 sobre as bases da antiga Capela de São Gonçalo, considerada a 1a igreja da cidade, construída em 1599 pelos jesuítas da Companhia de Jesus. De autoria do arquiteto italiano Belando Beladini, o monumento em concreto armado, tem 16m de altura (6m de corpo e 10m de base).
Bica dos Pintos
Parque e reserva florestal
19h00min - Cultural
11/12/2011 - Domingo
06h30min Conferência de Abertura Prof. Ivan Paulo – Breve histórico da cidade de Aracaju.
07h00min Tour Histórico cidade de Aracaju / Se
Cemitério dos Náufragos
Tombado como Patrimônio Histórico, o Cemitério dos Náufragos fica na Praia do Mosqueiro. O local foi fundado pelo médico Carlos Moraes de Menezes, em 1942, quando enterrou os mortos da praia afogados durante um bombardeio de navios alemães, na 2ª Guerra Mundial.
Três foram os navios que afundaram nas águas sergipanas e a âncora de um deles fica exposta no cemitério.
Palácio Olimpo de Campos
Quem conhece Sergipe certamente já ouviu falar da importância histórica, política e cultural do Palácio Olímpio Campos - um dos mais importantes patrimônios do estado. Idealizado na época do Brasil Império, inicialmente, pelo então Presidente de Sergipe, Dr. Salvador Correia de Sá, em 1856, o “Palácio Provincial” seria criado para funcionar como sede do Governo do Estado e residência do governador na capital sergipana, tendo em vista que a mesma já havia sido transferida de São Cristóvão para Aracaju. Este projeto, de autoria dos engenheiros Francisco Pereira da Silva e Sebastião Pirro, não foi aprovado naquela época e, posteriormente, em outras gestões, foram apresentadas novas propostas para a construção do Palácio, mas que também não obtiveram êxito.
SITE: http://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br/o-palacio/historia
Memorial do Poder Judiciário
O Memorial do Poder Judiciário foi criado no ano de 2004 pela Resolução nº 33/2004 e inaugurado no dia 20 de dezembro de 2004 pela Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe. As atribuições do Memorial do Poder Judiciário envolvem atividades de pesquisas, organização do acervo documental das diversas fases do Poder Judiciário; promoção de cursos, seminários, conferências, exposições.
SITE: http://www.tjse.jus.br/memorial/institucional
12h00min Almoço
14h00min Tarde Livre
18h00min Retorno a Salvador.
Roteiro Excursão Histórica - São Cristóvão a Aracaju: Sergipe, um estado em duas capitais. Está sujeito a alterações, porém, já podem ter uma noção de como será a atividade em campo.