segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Possiveis pontos Turísticos/Históricos a serem visitados. Recife /PE

                                                     
                                                         Marco Zero
Marco Zero é o local em que Recife nasceu e serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco. É um ponto histórico obrigatório. É uma praça legal, aberta, com um rio correndo do lado, esculturas de Brennand em frente, todo o centro histórico partindo daquele ponto.

 Forte do Brum
O Forte do Brum é um forte de guerra, construído a partir de 1626 pelos portugueses e concluído a partir de 1630 pelos invasores holandeses. Depois, em 1654, os holandeses foram expulsos e os portugueses o reconstruíram. Atualmente é um Museu Militar onde estão expostas armas, munições e fardamentos desde a época da invasão holandesa até tempos mais próximos de nós. Vale a pena visitar, pois é uma construção que tem tudo a ver com a história do Recife e das disputas entre portugueses e holandeses pelo território brasileiro.



                                                
                                                       Recife Antigo
Foi o bairro que deu origem à cidade, o bairro do Recife,hoje Recife antigo, surgiu em fins da primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de Olinda, então capital pernambucana. Instalado o porto, em seguida houve a necessidade de construir depósitos para armazenar as mercadorias, também foram erguidas as casas para servir como residências dos trabalhados portuários e, assim, nasceu a comunidade.



Casa da Cultura
Uma visita imperdível é à Casa de Cultura de Pernambuco, ex-presídio circular transformado em centro cultural em 1975. Suas 150 celas viraram simpáticas lojinhas que vendem trançados de palha, tapetes, rendas, bordados, cerâmica, couro, madeira e metais. O escritor Graciliano Ramos relata o tempo em que esteve preso ali em seu livro Memórias do Cárcere. No local, fica também o Museu do Frevo e a Fundação de Desenvolvimento da Cultura Negra. Não é preciso sair do Recife para encontrar essa variedade artística. A Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção do Estado, construída no século XIX, foi transformada num grande centro de compras de atividades culturais. As pequenas celas foram transformadas em lojas que vendem exclusivamente peças típicas do artesanato pernambucano vindas dos mais diversos lugares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário